Dessa vez, o diretor aposta em uma história que envolve um magnata, uma freira, uma herança e um plano
Por Aline Miranda

Com tudo milimétricamente calculado, o estilo visual único de Wes Anderson retorna em “O Esquema Fenício”. O novo filme do diretor de “O Fantástico Sr. Raposo (2009)“; “Grande Hotel Budapeste (2014)”; “Asteroid City (2023)”, entre outros, estreia dia 29 de maio de 2025 nos cinemas.
Em “O Esquema Fenício”, o excêntrico magnata Zsa-zsa Korda (Benicio del Toro), um dos homens mais ricos da Europa, já sobreviveu a seis acidentes de avião e é pai de nove filhos homens e uma única menina, a freira Liesl (Mia Threapleton). Ele determina que ela seja a única herdeira de seu patrimônio, mas antes, pede a ajuda da filha para garantir que seu projeto de vida saia do papel, o “Esquema de Infraestrutura Fenício da Korda Terra e Mar”, conhecido como “O Esquema Fenício”. Agora, eles precisarão viajar pelo mundo acompanhados pelo ingênuo tutor Bjorn (Michael Cera) negociar com empresários, empreiteiros e criminosos perigosos, confundindo-os sobre suas intenções para afastá-los do esquema.

Conhecido por seus filmes 100% estéticos, mais uma vez, Wes Anderson aposta no equilíbrio, com enquadramentos totalmente simétricos, formados por uma cenografia muito bem pensada e por uma colorização que dá o tom aos ambientes, junto com uma trilha sonora que auxilia na criação da atmosfera do longa.
É esse mesmo equilíbrio que também é muito bem trabalhado pelo elenco. Benicio del Toro, Mia Threapleton e Michael Cera dão o ritmo certo para as cenas, estas com um humor sutil e tom de crítica social, favorecidas pelo timing perfeito dos atores.
O filme é dividido em atos, o que ajuda a compreensão da história, já que são várias as idas e vindas dos personagens.
O elenco conta ainda com nomes conhecidos como Tom Hanks; Bill Murray, Benedict Cumberbatch; Willem Dafoe; Scarlett Johansson, que entregam cenas divertidas, como a da partida de basquete nem um pouco convencional, por exemplo.
Embora o filme seja muito bem construído, alguns momentos ficam cansativos devido ao grande número de elementos inseridos quase como uma loucura, com pouco ou quase nenhum sentido.
“O Esquema Fenício” é um ótimo filme para conhecer ou mergulhar ainda mais no estilo do diretor Wes Anderson.
NOTA: 4
Confira o Trailer
Ficha Técnica:
Nome Original: The Phoenician Scheme
Direção: Wes Anderson
Duração: 101 min
Gênero: Ação
Distribuidor: Universal Pictures Brasil
País de Origem: EUA / GER