A história da Judia Alemã que delatou outros judeus durante a Guerra
Por: Aline Miranda

O que é permitido em meio à guerra? É possível alguém ser ao mesmo tempo vítima e culpada? Esses questionamentos dão o tom do filme “Stella: Vítima e Culpada”, que conta a história real de Stella Goldschlag, a judia alemã que se tornou agente da Gestapo e entregou muitos judeus ao regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Stella é uma jovem judia alemã que cresce em Berlim durante o regime nazista. Apesar da repressão no país, ela sonha em ser cantora de jazz. A vida da garota se transforma em uma tragédia quando, em fevereiro de 1943, ela é forçada a se esconder com os pais. Porém, após ser capturada e torturada pela Gestapo, Stella aceita uma condição para evitar que ela e a família sejam mandados para o campo de concentração de Auschwitz: trair e delatar outros judeus.
São muitos os filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, Stella é mais um deles, porém, este diferencia-se por ser uma produção alemã, com um diretor e roteiristas alemães, ou seja, os próprios alemães decidiram falar sobre um período tenebroso de sua história.

Kilian Riedhof assina a direção e também o roteiro, este ao lado de Jan Braren e Marc Blöbaum. Ao longo de 121 minutos de filme, a história de Stella é retratada em uma narrativa cheia de nuances, que não tem pressa de mostrar os acontecimentos, mas dá tempo para uma construção muito bem elaborada das duas fases da vida da jovem: vítima e culpada.
Paula Beer é o maior destaque do filme. Ao interpretar a protagonista Stella, a atriz constrói uma personagem cheia de camadas, que vai se transformando ao longo das cenas. Beer não termina o filme do mesmo jeito que começou, pois ao passar por tantos traumas, o público é apresentado a diferentes Stellas.
A trilha sonora também dá os diferentes tons do filme. Antes do acirramento da perseguição aos judeus de Berlim, o jazz está presente na vida de Stella, como sua profissão e sua identidade, mostrando a vida alegre que levava. Porém, quando sua vida normal é interrompida, a trilha sonora também toma outra forma, com músicas que carregam o peso da dor e da culpa.
Stella: Vítima e Culpada é um filme com roteiro excelente e atuação brilhante, que retrata um período terrível da história, propondo uma discussão importante sobre os limites da guerra.
NOTA: 5
Assista o Trailer:
Ficha Técnica:
Alemanha – Áustria – Suíça – Reino Unido | 2023 | 121 min. | Drama | 16 anos
Título Original: Stella. Ein leben.
Direção: Kilian Riedhof
Roteiro: Kilian Riedhof, Jan Braren, Marc Blöbaum
Elenco: Paula Beer, Joel Basman, Jannis Niewöhner, Katja Riemann, Lukas Miko, Bekim Latifi, Damian Hardung, Gerdy Zint
Distribuição: Mares Filmes