Filmes e Documentários que refletem o desempenho histórico de atletas negros em meio ao racismo
Por Carol Silva
Este mês comemoramos o Dia da Consciência Negra. Vivemos em um mundo que, mesmo com mais de 50% da população negra, ainda presenciamos casos de racismo em nosso dia a dia. Por isso, é importante abrir os olhos e refletir sobre o tema. Como amo filmes sobre histórias reais e documentários de todos os formatos, separei 3 opções que mostram a vida e a superação de atletas de alta performance que tiveram que enfrentar casos de preconceito no esporte.
- O RETORNO DE SIMONE BILES (2024)
A nova série documental da Netflix mostra a jornada da ginasta negra após a desistência das Olimpíadas de Tóquio, em 2021, e o processo de treinamento para seu retorno nas Olimpíadas de Paris, em 2024. A preparação intensiva da atleta, as situações de preconceito enfrentadas por ela (como os comentários sobre seu cabelo), além de imagens de sua vida desde a infância, mostram a atitude revolucionária da atleta que desistiu da mais alta competição para cuidar da saúde mental, levando comitês esportivos do mundo inteiro a pensarem sobre o assunto e implantarem novas práticas.
INFORMAÇÕES:
4 episódios | Classificação Indicativa: 16 anos
Disponível em: Netflix

- ESTRADA PARA A GLÓRIA (2006)
O filme baseado na história real do Miners, primeiro time de basquete universitário norte-americano formado apenas por jogadores negros. Em meio à extrema segregação racial nos Estados Unidos, em 1966, o treinador Don Haskins contrata atletas que não seriam convocados para outros times por serem negros. Mesmo em meio às vitórias, os jovens continuam sendo vítimas de racismo e violência e precisam provar que a cor da pele não deve fazer diferença. “Estrada para a Glória” está disponível no Disney Plus.
INFORMAÇÕES:
Direção: James Gartner | Roteiro: Gregory Allen Howard, Bettina Giolois | Elenco: Josh Lucas, Derek Luke, Austin Nichols
Tempo de Duração: 2h | Classificação Indicativa: Livre
Disponível em: Disney Plus

- RAÇA (2016)
A cinebiografia de Jesse Owens, um atleta negro americano que superou o racismo. Ele não apenas participou dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, como fez isso em regime nazista, conquistando quatro medalhas de ouro. Não teve facilidades em seus treinos, não tinha muito dinheiro ou patrocinadores, e mesmo assim superou várias expectativas. O filme de 2016 pode ser encontrado para aluguel em plataformas de streaming, como Prime Video e Apple TV.
INFORMAÇÕES:
Direção: Stephen Hopkins | Roteiro: Anna Waterhouse, Joe Shrapnel | Elenco: Stephan James, Jason Sudeikis, Eli Goree
Tempo de Duração: 2h03min | Classificação Indicativa: 14 anos
Disponível em: Prime Video | Apple TV

O esporte deveria ser sempre sobre superar a si mesmo, saber vencer e perder, e sentir o espírito de cooperação. Infelizmente conhecemos diversos casos em que torcedores ou até mesmo os próprios atletas inferiorizam outros por sua cor. Em pelo século 21, isso não deveria mais acontecer, porém, além do racismo, outros casos de preconceito com mulheres e pessoas com deficiência, por exemplo, ainda acontecem no universo das competições esportivas. Será que algum dia veremos paz no esporte?