Uma das personagens mais queridas do público infantil, estreia filme com mensagem de conscientização e cuidado com o meio ambiente
Por: Aline Miranda
Com toda certeza, a Amazônia está na lista de lugares que quero conhecer um dia. Toda a riqueza e diversidade da fauna e flora amazônica me encantam. Ainda não tive a chance de conhecer pessoalmente, mas pude sentir um pouco da emoção de estar na maior floresta tropical do mundo, ao assistir “O Diário de Pilar na Amazônia”.
Baseado na obra de Flávia Lins e Silva, que já publicou mais de 8 livros com viagens de Pilar pelo mundo, o filme é dirigido por Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, e leva Pilar (Lina Flor) em uma viagem mágica para a Amazônia ao lado de seu amigo Breno (Miguel Soares) e do gato Samba. Lá, eles conhecem Maiara (Sophia Ataíde), ribeirinha que teve sua comunidade destruída e Bira (Thúlio Naab), um garoto que vive na região. Com a ajuda de seres folclóricos, Pilar e seus amigos embarcam em uma aventura para reencontrar a família de Maiara e impedir o desmatamento da floresta.
Os fãs dos livros de Pilar podem ficar felizes com o filme, já que a própria autora gostou do resultado nas telas: “Eu estou muito emocionada que a Pilar agora está no cinema, parece que ganhou vida. É um sentimento parecido com um ‘Gepeto Feelings’, porque eu me sinto igual o Gepeto quando o Pinóquio ganhou vida. Parece que é uma magia, que passou uma fada e ganhou vida”, afirma Flávia.

Lina Flor parece ter sido criada para o papel. A garota encarou muito bem o desafio de interpretar Pilar, personagem que tem um verdadeiro espírito de exploradora. Ela conta um pouco da experiência de participar do filme: “A gente viajou para gravar em Belém do Pará. Eu nunca tinha ido para lá e me encantei. A cultura deles é maravilhosa, as comidas, as lendas, as histórias. Eu me apaixonei e acho que é muito diferente de estar aqui, porque lá eu realmente sei que estou no meio de uma natureza rica, muito verde, então, ajuda muito na hora de fazer a cena”.
Miguel Soares já era um fã antigo e realizou o sonho de interpretar Breno, o melhor amigo de Pilar. “Uma cena que marcou muito pra mim, uma sequência na verdade, foi quando a gente gravou dentro da rede mágica, eu e a Lina, foi muito legal. Como eu já tinha lido os livros, já sabia mais ou menos como seria, mas viver aquilo ali ao vivo e a cores, foi espetacular, foi mágico mesmo”, conta Miguel.

Sophia Ataíde deu vida a Maiara. A atriz de Belém do Pará representa a região com muito orgulho e conta qual é sua cena preferida: “Gosto muito da minha cena com a Pilar no barco, quando os botos aparecem. É muito bonita”.
Thúlio Naab, o Bira, destaca a importância de retratar a amazônia com o respeito que ela merece: “O filme vai mostrar que a nossa região não é só uma ‘regiãozinha’, mas é realmente forte e rica em coisas que o resto do país não tem”.
“O Diário de Pilar na Amazônia” é uma verdadeira viagem pela Amazônia, com imagens aéreas impressionantes, além de um verdadeiro mergulho na cultura local, com os povos ribeirinhos, bem como um passeio pelas tradições e folclore local, com participação de personagens como Iara, Boto e Curupira.

Crédito: Laura Campanella
O longa também mostra a terrível realidade do desmatamento e exploração da floresta, com um núcleo de vilões perigosos que as crianças vão ter que enfrentar. Marcelo Adnet é o terrível excêntrico Dr. Ernesto, ao lado de seus capangas, Emílio Dantas, como Serra, Babu Santana, como Montanha, e Rafael Saraiva, como Zé Minhoca.
O elenco conta ainda com Roberto Bomtempo, no papel de Vô Pedro, e Nanda Costa e Rocco Pitanga nos papéis de Isabel, e Bernardo, mãe e padrasto de Pilar.

Para o diretor Duda Vaisman, “é um filme que fala do Brasil mais legal e mais importante. Fala da nossa natureza, da nossa cultura, das nossas histórias, numa grande aventura de 4 crianças que vão proteger justamente o que o Brasil tem de mais importante”.
O também diretor Rodrigo Van Der Put fica feliz em ver a reação e interação das crianças a cada sessão. O diretor já está empolgado para continuar com as próximas aventuras de Pilar em outros lugares do mundo.
“O Diário de Pilar na Amazônia” é um passeio delicioso por um dos lugares mais lindos do mundo e um grito de socorro pela conscientização do cuidado com o meio ambiente.
Ficha Técnica:
Direção: Eduardo Vaisman, Rodrigo Van Der Put
Duração: 91 min
Gênero: Aventura
Distribuidor: Disney
País de Origem: Brasil



Publicar comentário