Como Treinar o Seu Dragão realiza desejo dos fãs que amam a história de amizade entre menino e dragão

Soluço e Banguela estão de volta em um filme que impressiona por semelhança com a animação

Por Jociane Miranda

Imagem: Reprodução/ Universal Pictures Brasil

Talvez a maior expectativa de fãs ardorosos ao saber que sua animação preferida será transformada em live-action esteja em conferir se a história original será mantida e reproduzida exatamente do jeito que eles aprenderam a amar. Desta vez os mais temerosos quanto a isso podem ficar sossegados: a Dream Works acerta em cheio com a versão 2025 de “Como Treinar O Seu Dragão” ao manter o roteiro praticamente intacto, garantindo a identificação necessária para agradar ao público mais exigente. Tarefa nada fácil, já que estamos falando de dragões voadores e guerreiros vikings disputando o domínio da ilha de Berk, onde toda a trama acontece.

Os vikings dedicam suas vidas a caçar e matar dragões. Soluço (Mason Thames) é o filho do líder do clã, o forte Stoico (Gerard Butler), e sonha provar seu valor matando um dragão, alcançando a aprovação do pai e de toda a ilha. Mas ao se deparar com o dragão mais temido por todos, o “Fúria da Noite”, desperdiça a chance de mata-lo. Ao invés disso, cuida de suas feridas e lhe dá o nome de Banguela. A amizade entre os dois torna-se o ponto central da história.

Imagem: Reprodução/ Universal Pictures Brasil

Como em time que está ganhando não se mexe, outro grande acerto do filme foi manter o diretor do original, Dean Deblois, que mostrou a que veio ao trabalhar com eficiência os mesmos temas anteriormente apresentados, como amizade, inclusão, conflito de gerações, aceitação, superação, mudança de paradigmas e a transformação de todo um sistema tradicional através da renovação das ideias e posturas de todos.

A escolha do elenco foi outro fator que levou ao excelente resultado. Os atores parecem ter saído diretamente da animação e ido para o filme. Começando por Mason Thames, que está perfeito como Soluço em todos os aspectos, seguido pela intérprete de Astrid, Nico Parker, que incorporou com competência a aspirante a guerreira, e por Gerard Butler, que brilhou como Stoico, após ter dublado o mesmo na animação. Além desses, os demais personagens não deixaram nada a desejar, trazendo pitadas a mais de humor e encantamento à narrativa. Merecem especial destaque Nick Frost, que interpreta Bocão, após ter dublado o personagem no primeiro filme, e o grupo de adolescentes aspirantes a matadores de dragões, que rendem cenas impagáveis durante os treinamentos: Julian Dennison (Perna-de-Peixe), Gabriel Howell (Melequento), Bronwyn James (Cabeça Quente) e Harry Trevaldwyn (Cabeçadura).

Imagem: Reprodução/ Universal Pictures Brasil

Os dragões da ilha de Berk são um show à parte. Numa combinação de realidade e fantasia, conferem às cenas o ritmo necessário para causar variadas reações no espectador, como suspense, surpresa e torcida pela vitória dos jovens aprendizes.

Mas fica com Banguela o troféu de “Mais fofo de Todos”. Com perfeita caracterização física do temido fúria da noite, idêntico ao original, mostrando camadas de escamas, talvez próprias dos dragões, conquista não somente pelos olhos verdes, mas pelo olhar carinhoso que lança a Soluço durante suas interações.

Como na versão anterior, a trilha sonora leva a assinatura de John Powell, que faz a escolha acertada ao repetir o estilo, que lhe valeu a indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e de Melhor Filme de Animação na primeira versão. Aliada à paisagens deslumbrantes, magistralmente evidenciadas nas vistas panorâmicas, a música traz momentos de tirar o fôlego, especialmente nos voos a bordo do Fúria da Noite.

Como primeiro Live-Action da Dream Works, “Como Treinar O Seu Dragão” abre caminho para outras conhecidas animações da Produtora, gerando ótimas expectativas nos fãs, que tiveram nesse filme seu desejo realizado.

Ficha Técnica:

Nome Original:
How To Train Your Dragon

Direção:
Dean DeBlois

Duração:
125 min

Gênero:
Ação, Aventura, Fantasia

Distribuidor:
Universal Pictures Brasil

País de Origem: EUA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *