Por: Aline Miranda

A história de amizade entre um professor e um pinguim foi transformada no livro de memórias “As Lições do Pinguim”, escrito pelo próprio professor Tom Mitchell, em 2015. A adaptação para longa-metragem foi feita por Jeff Pope.
Na história, o professor britânico Tom Mitchell resgata um pinguim-de-magalhães de um vazamento de petróleo no Uruguai e o leva para o internato onde leciona na Argentina. Tudo isso acontece em meio às tensões políticas da ditadura militar no país, na década de 1970. É lá onde criam um laço profundo, capaz de tirar o docente da apatia e ensiná-lo lições sobre esperança e liberdade.

Steve Coogan assume o papel de Tom Michel. O ator britânico assume muito bem o papel do professor que tem a orientação de ficar calado sobre os acontecimentos da política argentina, em uma sala de aula cheia de alunos do 8º ano. Mas é com a ajuda do pinguim nomeado como Juan Salvador que Tom Michel consegue ensinar sobre assuntos delicados sem ser percebido pelo diretor Timothy Buckle (Jonathan Pryce).
O filme prende a atenção e opta por um caminho que contrapõe a sensibilidade do pinguim com as dificuldades de uma ditadura. Porém, o roteiro poderia ter apresentado mais momentos divertidos, principalmente, durante a relação entre pinguim e alunos.
“Lições de Liberdade” é mais do que um filme sobre amizade entre um professor e um pinguim, é uma verdadeira reflexão sobre como ensinamentos importantes podem vir de onde menos esperamos.
NOTA: 4
Confira o Trailer:
Ficha Técnica:
Nome Original: The Penguin Lessons
Direção: Peter Cattaneo
Duração: 110 min
Gênero: Drama
Distribuidor: Diamond
País de Origem: EUA